EXISTIMOS POR QUE COISA?
Existirmos: a que será que se destina?
(Caetano Veloso - Cajuína).
EXISTIR: (verbo) 1.intransitivo - ter existência real, ter presença viva; viver, ser. "penso, logo existo". 2. intransitivo e predicativo - ter existência em determinado período de tempo; durar, permanecer. "um costume que foi benéfico enquanto existiu"
COISA: (substantivo feminino) 1. tudo o que existe ou possa existir, de natureza corpórea ou incorpórea. 2. qualquer ser inanimado. "os viventes e as coisas". 3. termo utilizado para denominar algo quando não se sabe como. “olha aquela coisa ali”. 4. palavra usada para se referir a experiências passadas. “quantas coisas já vivemos”. 5. para Manoel de Barros, um operador poético. 6. para nós, tudo isso e mais um verbo, uma ação. uma tentativa de compreender o que estamos fazendo.
Que EXISTÊNCIA e que COISA é essa?
Para nós, EXISTIR é não ser COISA. A COISA que aqui se apresenta é outra. Qual? A ver...
A ideia inicial era propor um encontro, dois, quatro talvez. Convidar um amigo, um professor ou professora das antigas para conversar sobre teatro e chamar alguns alunos para que todos e todas pudéssemos partilhar desta COISA EXISTÊNCIA que nos tem tomado no avesso em tempos que seguem. Mas a COISA foi crescendo, pedindo novas EXISTÊNCIAS, encontros e olhares, pontos de vista sobre aquilo que nos pareceu uma pergunta pulsante: EXISTIMOS por que COISA?
Talvez não saibamos qual nome dar, nem à EXISTÊNCIA, tampouco a essa COISA. É um troço aí, uma falta de substantivo concreto, um espaço onde não queremos e não sabemos, ao menos de imediato, como nomear. Mas tal COISA se faz como um lugar para pensarmos, como nos movemos e como continuaremos a nos mover no posterior desta crise de COISAS e EXISTÊNCIAS palpáveis e reais.
O que se pretende com essa COISA?
Nós queremos EXISTIR, COISAR, fazer do substantivo um verbo, dar ação, movimento, criar fricções nos pensamentos. A proposta consiste em reunir pessoas, de modo virtual, para conversar sobre trabalhos, experiências, pesquisas, metodologias de criação, olhares, que, para nós, são os modos como EXISTIMOS e vamos lidando com as COISAS da vida. Queremos saber dos nossos convidados de que forma suas EXISTÊNCIAS se fazem em trabalho, vida, arte. Que COISAS constroem, sobre o fazer teatral e sobre a vida.
Quem COISARÁ?
São pessoas queridas, que responderam prontamente a nosso convite e provocação. Advindas de diferentes instituições de ensino e com diferentes perspectivas artísticas e pedagógicas sobre o teatro, cada uma falará em um dia sobre um assunto específico. Abaixo, é possível conferir nomes e datas:
PROGRAMAÇÃO
21/07 - 15h*
SOM, VOZ E MOVIMENTO COMO DISPARADORES PERFORMATIVOS EM TEMPOS DE RUÍNA.
Profa. Dra. Andréia Vieira Abdelnur Camargo - USP
*A fala da convidada Andréia Vieira Abdelnur Camargo será na terça feira dia 21/07 às 15 horas. Como se encontra fora do Brasil, a diferença de horário foi compensada de forma a possibilitar sua participação.