Atriz e Produtora pode?
qua., 10 de jun.
|Google Meet
Profa. Dra. Heloisa Marina - UFMG
Horário e local
10 de jun. de 2020, 20:00 BRT
Google Meet
Sobre o evento
Atriz e Produtora pode?
Profa. Dra. Heloisa Marina - UFMG
Sinopse - Ser atriz e produtora pode? Deve? Porquê?
Eu fui fazer teatro porque queria ser atriz. E, já desde a escola, nunca pude ser só atriz, sempre tive também que produzir. Para poder fazer teatro era necessário que eu não apenas atuasse, mas que conseguisse as condições para que ele pudesse ser materializado, realizado. Se eu não fosse atrás de criar as condições de realização espetacular, eu não iria fazer teatro. Eu não teria feito teatro, talvez, nunca. Pode uma atriz ser produtora? A criação e a produção são segmentos separados, paralelos ou congruentes na fabricação cênica? O que acontece quando acumulamos funções multidisciplinares na trajetória dos palcos? Que ganhamos? Que perdemos? Na conversa da jornada "Existimos por que COISA", vou refletir sobre esses assuntos!
Currículo resumido - É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC e Universidad Veracruzana de Xalapa - México (2013-2017), tendo investigado as relações entre produção, gestão e criação estética no âmbito do teatro contemporâneo latino-americano. É mestre em teatro pelo PPGT-UDESC (2012) e possuí graduação em Educação Artística - Licenciatura Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009). Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Belas Artes, Departamento de Artes Cênicas. É atriz e produtora da Cia Entrecontos desde 2006. Apresentou-se como atriz em diversos espetáculos teatrais e atuou como produtora. No âmbito dessas funções (atriz-produtora) já representou entidades em feiras de negócios e apresentou-se em festivais e encontros do setor artístico e cultural no Brasil e em outros países como Argentina, Chile, Peru, México e Espanha. Sua pesquisa artística centra-se na interrogação das fronteiras entre realidade e ficção a partir da utilização de elementos autobiográficos na composição cênica. Possui formação complementar em gestão e produção cultural em instituições como SENAC, FGV e Lauphena Digital School - Instituto Goethe
Currículo completo - http://heloisamarina.wix.com/atrizeprodutora
Estrutura e metodologia do encontro:
- O ambiente virtual será aberto 30 minutos antes do horário programado;
- O encontro terá duração de 120 minutos;**
- 10 minutos para abertura oficial com apresentação da convidada e do tema;
- Exposição da convidada com duração de 35 minutos;
- 15 minutos para perguntas (que serão selecionadas conforme feitas no chat ao longo da fala da convidada);
- 20 minutos para respostas;
- 25 minutos de conversa aberta;***
- 5 minutos de considerações de uma representante ouvinte;
- 5 minutos de considerações da debatedora;
- 5 minutos de considerações do mediador.
**A depender da disposição das convidadas e do público, o tempo poderá ser estendido por mais 30 minutos.
***A equipe organizadora fará o filtro e indicará, a partir das inscrições no chat, as pessoas que deverão abrir seu microfone e câmera para participar da conversa.