Desordem como Princípio e Mídias sociais e a despolitização do sujeito.
qua., 27 de mai.
|Google Meet
Prof. Dr. Aguinaldo Moreira Souza - UEL Profa. Dra. Iara Cerqueira Linhares de Albuquerque - UESB
Horário e local
27 de mai. de 2020, 20:00
Google Meet
Sobre o evento
Desordem como Princípio
Prof. Dr. Aguinaldo Moreira Souza - UEL
Resumo - A fala “Desordem como Princípio” vai na verdade trazer uma explanação do processo de construção da performance chamada “A Revolução Silenciosa” que ocorreu no dia 25 de fevereiro 2016, na Universidade Estadual de Londrina (UEL) como defesa de TCC, chamado, “Compreender e Imaginar – Performance e Teatro sobre o Holocausto Nazista”, na qual estudei princípios da filosofia política de Hannah Arendt e construí uma ação na qual comparava o episódio do Holocausto Nazista, na qual comparava com o massacre do Carandiru de 1992, esse episódio triste da história brasileira. Reproduzindo imagens destes dois eventos, construí uma performance com 44 participantes no campo da Universidade. Isso deu vazão a equívocos de interpretação e a problemas midiáticos que eu exponho na apresentação do livro, “Dor e Silêncio - Performance e Teatro sobre o Holocausto Nazista” e na entrevista “Nudez e Horror”, que está disponível no youtube.
Currículo resumido - Ator, bailarino, performer, diretor de espetáculos/projetos de pesquisa e professor de Artes na UEL desde 2003. Autor do livro, “O Corpo Ator” (Eduel, 2013). Participou do seminário transnacional de estudos em performance com o Grupo La Pocha Nostra (Lima/Peru, 2016). Debatedor/curador nos festivais de Goiânia-GO, Tupã-SP, Araçatuba-SP, Limeira-SP, Joinville-SC, Sumaré-SP e Londrina-PR. Dirige a Cia L2 (2012 - atual); apresenta as performances solo “Depoimentos” e “DNA – personal card”; e é autor das exposições interativas “DNA – Interveiw” e “Corpo página”.
Curriculo completo - http://lattes.cnpq.br/2859768380566302
Informações complementares - Entrevista: https://youtu.be/gpfEwKU7kLk
Mídias sociais e a despolitização do sujeito: para onde vamos nesse momento?
Profa. Dra. Iara Cerqueira Linhares de Albuquerque - UESB
Sinopse - Uma das particularidades nos modos de existir na atualidade são os discursos polarizados e produzidos pelos “especialistas” nas redes. Esse tensionamento parece aumentar quando se fala de nudez em cena. De fato, o que gera tanta indignação? O espaço de produção, o pouco movimento, o tema ou os corpos sem vestes? Para pensar sobre isso foi observada a performance criada pelo professor e artista Aguinaldo Moreira de Souza, realizada no gramado do CLCH (UEL), em Londrina no Paraná/Brasil.
Currículo resumido - Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Letras da Universidade estadual do Sudoeste da Bahia-UESB no Curso de Licenciatura em Dança e Teatro. Doutorado em Comunicação e Semiótica PUC –SP (2016), Mestrado em Dança PPGDANCA –UFBA (2010) e Especialização em Fisiologia do Exercício UNEB (2003). Bacharelada e Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Bahia (1999). Membro da Associação Nacional de Pesquisadores de Dança –. ANDA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa NEC - Núcleo de Estudos do Corpo. Colaboradora do Grupo de Pesquisa Ágora/UFBA e no Projeto de Extensão Engenho de Composição – UESB. Principais áreas de interesse: processos de criação, discurso, performance, e preparação corporal para artistas da cena.
Estrutura e metodologia do encontro:
- O ambiente virtual será aberto 30 minutos antes do horário programado;
- O encontro terá duração de 120 minutos;**
- 10 minutos para abertura oficial com apresentação da convidada e do tema;
- Exposição da convidada com duração de 35 minutos;
- 15 minutos para perguntas (que serão selecionadas conforme feitas no chat ao longo da fala da convidada);
- 20 minutos para respostas;
- 25 minutos de conversa aberta;***
- 5 minutos de considerações de uma representante ouvinte;
- 5 minutos de considerações da debatedora;
- 5 minutos de considerações do mediador.
**A depender da disposição das convidadas e do público, o tempo poderá ser estendido por mais 30 minutos.
***A equipe organizadora fará o filtro e indicará, a partir das inscrições no chat, as pessoas que deverão abrir seu microfone e câmera para participar da conversa.