Experiências do ser espectador: reflexões sobre o ato de espectar no teatro
qua., 24 de jun.
|Google Meet
Prof. Dr. Leonel Martins Carneiro
Horário e local
24 de jun. de 2020, 20:00
Google Meet
Sobre o evento
Experiências do ser espectador: reflexões sobre o ato de espectar no teatro
Prof. Dr. Leonel Martins Carneiro
Sinopse - Esse encontro-palestra-coisa propõe um espaço para compartilhamento e discussões sobre o ato do espectador teatral, considerando o teatro de maneira expandida, a partir da observação de seres que espectam as teatralidades múltiplas que coexistem em nosso tempo em diversas partes do globo terrestre.
Currículo Resumido - Professor do curso de Teatro (Licenciatura e Bacharelado) e do Mestrado em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (UFAC), foi coordenador do curso de graduação (biênio 2017-2019) e Coordena o PPGAC-UFAC (2019-2021) .Tem experiência como ator, encenador, produtor, cenógrafo e iluminador. É doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo com estágio de pesquisa sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e no CNRS - THALIM (com bolsa FAPESP). Possui mestrado em Artes Cênicas pela ECA/USP e graduação na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou com diversos grupos de teatro ( Núcleo Fuga- LUME Teatro, Humatriz Teatro, Barracão Teatro, Matula Teatro, Boa Companhia, Via Rose, entre outros). É editor da Revista Educar para Transformar e TXAI e atuou como editor de diversas revistas (Sala Preta e Aspas). Compõe o conselho editorial das Revistas Aspas (PPGAC-USP) e Rascunhos (GEAC-UFU) e Repertório (PPGAC-UFBA). É coordenador do Grupo de Pesquisa TEIA, do Seminário de Arte e Educação e do Grupo de Teatro da UFAC (Extensão). Sua pesquisa atual foca-se na experiência de produção e recepção teatral em, Rio Branco-AC. Coordena o Programa Educar para transformar - Rio Branco que fomenta iniciativas transformadoras na educação tendo participado da redação do Currículo de Referência do Estado do Acre e do Fórum estadual de Educação do Acre.
Currículo Completo - http://lattes.cnpq.br/1454691257530958
Estrutura e metodologia do encontro:
- O ambiente virtual será aberto 30 minutos antes do horário programado;
- O encontro terá duração de 120 minutos;**
- 10 minutos para abertura oficial com apresentação da convidada e do tema;
- Exposição da convidada com duração de 35 minutos;
- 15 minutos para perguntas (que serão selecionadas conforme feitas no chat ao longo da fala da convidada);
- 20 minutos para respostas;
- 25 minutos de conversa aberta;***
- 5 minutos de considerações de uma representante ouvinte;
- 5 minutos de considerações da debatedora;
- 5 minutos de considerações do mediador.
**A depender da disposição das convidadas e do público, o tempo poderá ser estendido por mais 30 minutos.
***A equipe organizadora fará o filtro e indicará, a partir das inscrições no chat, as pessoas que deverão abrir seu microfone e câmera para participar da conversa.