Mímese Corpórea e Dança Pessoal: construção de um repertório pessoal de criação
qua., 17 de jun.
|Google Meet
Profa. Dra. Ana Cristina Colla - UNICAMP
Horário e local
17 de jun. de 2020, 20:00
Google Meet
Sobre o evento
Mímese Corpórea e Dança Pessoal: construção de um repertório pessoal de criação
Profa. Dra. Ana Cristina Colla - UNICAMP
Sinopse - Tendo como pano de fundo a criação da desmontagem SerEstando Mulheres, nosso bate-papo circulará sobre os meandros da construção de um repertório pessoal de representação partindo da metodologia da Mímese Corpórea e da Dança Pessoal, ambas desenvolvidas pelo Lume Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. SerEstando Mulheres, é uma história que fiquei com vontade de dançar, minha, de outras mulheres, de um grupo, de uma vida. É uma colcha de retalhos, pedaços conhecidos e sempre ressignificados, espalhados por diversos espetáculos, oito ao todo. A matéria que o compõe surge de momentos distintos do meu caminhar de atriz e mulher no Lume Teatro. Passeia por diferentes metodologias e linhas de pesquisas, momentos de vida, cada fragmento refletindo o momento em que foi gestado: mímese corpórea, dança pessoal, butô, clown, mãe, filha, atriz.
Currículo resumido - Ana Cristina Colla é atriz-pesquisadora do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp) desde 1994 e membro do Conselho Artístico e de Pesquisa do Núcleo. É autora dos livros “Da minha janela vejo... - Relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no LUME” (2006 – HUCITEC) e “Caminhante, não há caminho. Só rastros” (2013 – Ed. Perspectiva) e de artigos em livros e periódicos. Doutora e Mestre pelo Instituto de Artes da UNICAMP e Professora Plena no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena na mesma universidade. Apresenta espetáculos e ministra workshops, palestras, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre o trabalho desenvolvido no Lume em diversas cidades do Brasil e do exterior. Com ênfase na Prática como Pesquisa, é apaixonada pelos temas: atuação, mímesis corpórea, dança pessoal, dança butoh, desmontagem. No plano da escrita, persegue a pergunta: qual é o verbo da/o atriz/ator?
Informações complementares - Link clipe SerEstando Mulheres: https://www.youtube.com/watch?v=qb1-wpp6TyQ
Artigo: Cartografia dos Corpos em SerEstando Mulheres - Karpa Journal http://www.calstatela.edu/al/karpa/cartografia-dos-corpos-em-serestando-mulheres-ana-c-colla-y-renato-ferracini
Estrutura e metodologia do encontro:
- O ambiente virtual será aberto 30 minutos antes do horário programado;
- O encontro terá duração de 120 minutos;**
- 10 minutos para abertura oficial com apresentação da convidada e do tema;
- Exposição da convidada com duração de 35 minutos;
- 15 minutos para perguntas (que serão selecionadas conforme feitas no chat ao longo da fala da convidada);
- 20 minutos para respostas;
- 25 minutos de conversa aberta;***
- 5 minutos de considerações de uma representante ouvinte;
- 5 minutos de considerações da debatedora;
- 5 minutos de considerações do mediador.
**A depender da disposição das convidadas e do público, o tempo poderá ser estendido por mais 30 minutos.
***A equipe organizadora fará o filtro e indicará, a partir das inscrições no chat, as pessoas que deverão abrir seu microfone e câmera para participar da conversa.