Som, voz e movimento como disparadores performativos em tempos de ruína.
ter., 21 de jul.
|Google Meet
Profa. Dra. Andréia Vieira Abdelnur Camargo - USP
Horário e local
21 de jul. de 2020, 15:00 BRT
Google Meet
Sobre o evento
Som, voz e movimento como disparadores performativos em tempos de ruína
Profa. Dra. Andréia Vieira Abdelnur Camargo - USP
Sinopse - Num momento em que os movimentos políticos conservadores avançam e invalidam experiências estéticas capazes de reinventar as subjetividades, as artes do corpo podem potencializar seus fazeres poéticos por meio de dinâmicas ecológicas de aprendizagem e performance. Pensar as emergências do corpo – movimento, som e voz — como práticas integradas é vincular o debate contemporâneo a saberes tradicionais que celebram a vida e resistem às ruínas com canto-dança-som como acontecimento conjunto e coletivo.
Currículo Resumido - Andréia Nhur é bailarina, atriz, pesquisadora e professora no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP. Tem doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com estágio doutoral no Departamento de Dança da Universidade de Paris 8 (França) e bacharelado em Dança pela UNICAMP. Como bailarina e atriz, já se apresentou em festivais internacionais em Portugal, Bélgica, Argentina, Bolívia e Brasil. Desde 2007, atua em parceria com sua mãe, a coreógrafa Janice Vieira e o histórico Grupo Pró-Posição Dança (Sorocaba-SP), em trabalhos que misturam dança, música e teatro. Também trabalha como atriz e preparadora corpovocal do Grupo Katharsis Teatro (Sorocaba-SP), dirigido por seu pai, o diretor teatral e iluminador Roberto Gill Camargo. Em suas últimas criações, Andréia Nhur está interessada nas relações entre movimento e voz como criadores de desenhos sonorocoreográficos, ou seja, em regime de afetação mútua. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios, entre os quais: Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Prêmios de Melhor Atriz em Festivais Nacionais de Teatro (FESTE, FITUB, FENTEPIRA, entre outros) e Prêmio Denilto Gomes 2017 (Cooperativa Paulista de Dança). Atualmente, desenvolve pesquisa como Professora Visitante no Departamento de Artes, Musicologia e Estudos do Teatro da Ghent University (Bélgica), com bolsa CAPES.
Currículo Completo - http://lattes.cnpq.br/8515782341152213
Estrutura e metodologia do encontro:
- O ambiente virtual será aberto 30 minutos antes do horário programado;
- O encontro terá duração de 120 minutos;**
- 10 minutos para abertura oficial com apresentação da convidada e do tema;
- Exposição da convidada com duração de 35 minutos;
- 15 minutos para perguntas (que serão selecionadas conforme feitas no chat ao longo da fala da convidada);
- 20 minutos para respostas;
- 25 minutos de conversa aberta;***
- 5 minutos de considerações de uma representante ouvinte;
- 5 minutos de considerações da debatedora;
- 5 minutos de considerações do mediador.
**A depender da disposição das convidadas e do público, o tempo poderá ser estendido por mais 30 minutos.
***A equipe organizadora fará o filtro e indicará, a partir das inscrições no chat, as pessoas que deverão abrir seu microfone e câmera para participar da conversa.